Me pediram pra falar um pouco sobre probióticos. Lembrando que não sou especialista, todo conhecimento que tenho é baseado no Google. kkkkk! Então, perdão se apresentar algum erro científico

O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismos vivos que agem no nosso corpo facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, podendo ajudar a fortalecer a imunidade e deixá-lo menos suscetível a ficar doente. Lembrando e reforçando, não vai te impedir de ficar doente, mas se você ficar vai ajudar a se recuperar melhor.

A atuação dos probióticos consiste em promover um aumento das bactérias no intestino. E quando me refiro as bactérias que fazem bem pra gente. Como sabemos, existem bactérias boas e más. E o objetivo é aumentar no nosso organismo as boas e evitar as más.

O mais famoso dos probióticos é o Yakult. Sim, toda aquela propaganda que a gente assistiu na nossa infância falando sobre os lactobacillus vivos foi o primeiro contato/conhecimento sobre probióticos.

Existem um gama variada de probióticos e produtos fermentados no mercado. A opção mais práticas e rápida são os de farmácia. Caso queira, você simplesmente pode comprar e consumir, mas convenhamos, não é algo barato. Ainda mais pra um produto de consumo contínuo. Outra opção é comprar produtos fermentados como iogurte de Kefir, refrigerante de kombucha, chucrute ou picles. Uma terceira opção é produzir e cultivar o seu próprio probrióico. E é essa terceira optei.

No caso Kefir de água e kombucha. Meu primeiro probiótico foi Kefir de leite, achei que fazer iogurte, cream cheese e leite fermentado (Yakult) caseiro. Mas tive dois impedimentos, um que você tem um certo trabalho, uma rotina e não tinha muito saco, o segundo é que desenvolvi um intolerância a lactose ano passado e mesmo tendo menor teor, ainda me incomoda.

Daí troquei o Kefir de leite e pelo de água. E por mais que o Kefir que é o que sinto mais efeito no meu corpo. O saber não é o do melhor. No final pra me facilitar, transformei hábitos que não curtia muito num só, o consumo do Kefir + beber limão de manhã. Passei a tomar todo dia de manhã a água do Kefir com limão (bem no estilo limonada suíça). E passou a ser meu desjejum da manhã (com aprovação da nutricionista).

Depois de um tempo, decidi criar minha própria colônia de kombucha, já que particularmente adoro refrigerante de kombucha. Já provaram? Sempre que vou almoçar ou jantar em restaurantes naturais/veganos sempre preço de sabor uva.

O kombucha, diferente do Kefir, tem um sabor bem mais agradável. Bebo ele sem nada. E quando estou com disposição faço uma segunda fermentação com suco de uva. Além de dar gás, virando um refrigerante natural, por ser uma fermentação, as vezes acontece de conter álcool (por isso não é recomendado pra grávidas). Não é um teor alto, porém é possível. Se minha memória ainda é boa refrigerante de kombucha pode conter até 3% de álcool por causa do processo de fermentação.

E vocês? Consomem algum? Preferem comprar ou cultivar?

Acho que texto ficou grande. Rs! Prometo fazer outro mostrando como cultivo, mas por enquanto é isso. Espero ter ajudado com essas informações…